Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cientistas encontram fóssil de rinoceronte em rocha vulcânica

Crânio de rinoceronte encontrado (Foto: Pierre-Olivier Antoine/Divulgação)

Pesquisadores encontraram o fóssil de um rinoceronte pré-histórico que morreu há mais de 9 milhões de anos bem preservado em rocha vulcânica. O objeto foi encontrado na Turquia e descrito por um trabalho liderado por Pierre-Olivier Antoine, da Universidade de Montpellier, na França, publicado nesta quarta-feira (21) pela revista científica “PLoS One”.

Segundo os autores, é raro encontrar um fóssil tão bem preservado em rochas vulcânicas – menos de 2% dos fósseis vêm de pedras deste tipo. Muitas vezes, as altas temperaturas da lava em erupção destroem os materiais orgânicos, e vestígios como esse se perdem.

Os pesquisadores encontraram apenas o crânio do animal, um rinoceronte de dois chifres – enfileirados, no nariz –, que era comum na região 9,2 milhões de anos atrás. Detalhes do fóssil revelaram aos cientistas como foi a morte do rinoceronte.

Segundo o estudo, a temperatura da lava ultrapassou os 400º C e, de certa forma, cozinhou o rinoceronte, causando sua morte quase instantaneamente. O corpo do animal se desmembrou e, neste processo, ele foi decapitado. Por isso, o crânio foi levado pelo fluxo da lava até o local onde foi encontrado pelos pesquisadores, 30 km ao norte do local da erupção.
Ilustração de um rinoceronte, do tipo que habitava a Turquia 9 milhões de anos atrás (Foto: Maëva J. Orliac/Divulgação)

Seja o primeiro a comentar

Nossos Visitantes .

Visitas Pelo Mundo

free counters

  ©Curiosidades do Brasil e do Mundo - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo