Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Primeiras pontas de lanças foram usadas há 500 mil anos

Exemplos de pontas de lanças experimentais usados há 500 mil anos da Universidade de Toronto Foto: Divulgação/ Jayne Wilkins

TORONTO – Nem homem moderno, nem Neanderthal. Os Homo heidelbergensis foram os primeiros a usar lanças com pontas de pedra, segundo arqueólogos da Universidade de Toronto, que encontraram na África do Sul evidências do uso dessas armas há 500 mil anos — 200 mil anos antes do que se imaginava.

— Isto muda a maneira como pensamos sobre a adaptação e capacidade humanas antes da origem da nossa própria espécie — diz a doutoranda Jayne Wilkins, do departamento de Antropologia da Universidade de Toronto e autora principal deste estudo, publicado nesta quinta-feira na revista “Science”.

— Apesar de tanto os Neandertais quanto os humanos terem usado lanças com pontas de pedra, esta é a primeira evidência de que a tecnologia foi originada antes ou perto da divergência dessas duas espécies — acredita Wilkins.

Colocar pontas de pedras em flechas foi um avanço importante para o armamento de caça dos humanos. Ferramentas com pontas afiadas precisam de mais esforço e planejamento para serem feitas, mas uma pedra afiada na ponta de uma lança aumenta seu poder letal.

Pontas de lanças afiadas são comumente encontradas em sítios arqueológicos da Idade da Pedra, de 300 mil anos atrás. Este novo estudo mostra que elas também eram usadas no início do período Pleistoceno Médio, associado ao Homo heidelbergensis e último ancestral comum dos Neandertais e dos humanos modernos.

— Agora parece que alguns traços que associamos aos humanos modernos e nossos parentes mais próximos podem ser colocados mais atrás na nossa linhagem — diz a pesquisadora.

Seja o primeiro a comentar

Nossos Visitantes .

Visitas Pelo Mundo

free counters

  ©Curiosidades do Brasil e do Mundo - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo